quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

COMPONENTES BÁSICOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Não adianta falar de um monte de coisas aqui senão explicar de modo básico alguns processos da computação gráfica.
Então nesse post darei essas explicações.

- Modelagem Tridimensional

É um área da computação gráfica que tem como objetivo a geração de entidades em três dimensões.

É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Existem diversos profissionais habilitados na área. Atualmente os programas mais utilizados são: 3ds Max, Maya, Cinema 4D,Zbrush, entre outros.

A modelagem em 3 dimensões conta com uma enorme variedade de ferramentas genéricas, permitindo uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais, são as mais conhecidas: técnica por polígonos, técnica por vértices e técnica por bordas. Todas elas são realizadas através da criação de uma malha complexa de segmentos que dão forma ao objeto.

Processo de modelagem tridimensional

- Renderização

Renderização é o processo pelo qual pode-se obter o produto final de um processamento digital qualquer.

A renderização é muito aplicada para objetos 3D, fazendo a conversão de um 3D para uma representação em 2D, seja para obter uma imagen estática, seja para obter imagens foto-realísticas em vídeo (animação 3d).

O termo "renderizar" (do inglês to render) vem sendo usado na computação gráfica, significando converter uma série de símbolos gráficos num arquivo visual, ou seja, "fixar" as imagens num vídeo, convertendo-as de um tipo de arquivo para outro, ou ainda "traduzir" de uma linguagem para outra.

Para renderizar uma cena é necessário, entre outras coisas, definir um tipo de textura para os objetos existentes, sua cor, transparência e reflexão, localizar um ou mais pontos de iluminação e um ponto de vista sob o qual os objetos serão visualizados. Ao renderizar, o programa calcula a perspectiva do plano, as sombras e a luz dos objetos.

Ao longo da história da computação gráfica, o ato de renderizar sempre exigiu grande capacidade computacional.

Taça criada e renderizada no 3D Studio max

- Animação Digital

É a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um subcampo da computação gráfica e da animação. São criados cada vez mais trabalhos com o uso de gráficos 3D, mas ainda se usam bastante os gráficos 2D. Por vezes, o destino da animação é o próprio computador, mas por vezes é outro meio, como filmes dedicados para propaganda e cinema.





Trailer do filme "A Era do Gelo 3"

5 comentários:

Anônimo disse...

Otimo Arquivo meu anjo!como os anteriores tbm hehe! e mt bom esta tendo a oportunidade de os ler pois e mt bom saber detalhes de assunto tão interessante q faz parte do nosso mundo altualmente!!vc tem mt potencial!e sem duvidas alguma sera um susseço!! te adoro mt!parabens!!!

Anônimo disse...

Uouuuuuuu

Cara tu é foda no que faz...!!!
Gostei do site!!!
bjus

Unknown disse...

Ah Q foda!Agora sei mas sobre o q eu vejo kkkk Muito Bom msm!
tu tem um grande talento lindo!
Boa sorte no seu trabalho!
e muito sucesso!!
=)

bjs!

Anônimo disse...

Oiii anjoooooo ta maneiro o post muito interessante.Vc sempre arrebentando ;)
Amooo vc s2
beijos;*

Anônimo disse...

Afeee.. Isso não é tão fácil qto parece. é preciso muito estudo não é?
De qqer forma, a explicação foi nota 10. Vc escreve muito bem. =D