sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

2009 será o ano da animação 3d e filmes usando esteroscopia

Esse ano talvez marque uma revolução na maneira como assistimos filmes e animações nos cinemas, o que pode ter impacto direto na produção de material e efeitos em 3d. O uso da técnica conhecida como estereoscopia (é a ilusão de ótica produzida quando observamos documentos que dentro de uma determinada condição de superposição de áreas, através de lentes apropriadas, fornece-nos a sensação de tridimensionalidade) está ficando cada vez mais comum, devido a vários investimentos e projetores digitais de cinema e muitos filmes sendo produzidos com essa técnica. Até pouco tempo atrás era muito raro encontrar filmes e animações, que ofereciam esse tipo de recurso, por vários motivos, sendo o principal deles a deficiência nos projetores analógicos dos cinemas, que muitas vezes geravam imagens sem sincronia.
Com novos projetores digitais e softwares mais especializados na produção desse tipo de material, podemos esperar uma verdadeira avalanche de filmes e animações, usando essa técnica para 2009. Entre as animações que devem aparecer esse ano, com opções para projeção em 3d estão o próximo lançamento da Pixar – Up!, Ice Age 3 da Blue Sky e também a animação Monstros versus Aliens da DreamWorks. Esses são alguns dos principais títulos que devem receber versões em 3d, para cinemas com equipamento digital.



Trailer de Up!

Repare em dois aspectos importantes em termos de produção, a equipe está usando o Maya 2009 para produzir a animação, pois ele já acompanha as ferramentas necessárias e câmeras especiais para esse tipo de projeto, sem a necessidade de plugins. Outro ponto interessante é que o Maya pode exibir imagens em 3d, durante o processo de produção. Portanto, os artistas envolvidos na produção da animação usam óculos 3d para visualizar as cenas e renderizações.
Isso muda um pouco a maneira com que animações em 3d são criadas, e também modifica um pouco o processo de edição e tratamento das cenas. A maioria das adaptações e ajustes é técnica, mas ainda assim é mais um aspecto que precisamos estudar. A meta dos estúdios é que em 2009 todas as animações 3d sejam produzidas usando estereoscopia.



Trailer de Monster Vs Aliens

Mas, não é só na área de animação 3d que esse tipo de técnica está chegando, pois vários filmes com atores reais estão em produção usando a técnica, que consiste no uso de uma câmera especialmente adaptada para capturar uma cena para cada um dos nossos olhos. Isso pode mudar o processo de pós-produção, pois não são todos os softwares de montagem de vídeo que suportam esse tipo de tecnologia. Um dos mais aguardados para esse ano é Avatar, que ainda está em produção e só deve ser lançado no final desse ano. O filme está gerando expectativa, por ser do James Cameron e apostar na estereoscopia desde muito cedo e também, segundo relatos da produção, as câmeras usadas no filme foram projetadas apenas para esse projeto.



Mais um trailer de A Era do Gelo 3

Procure na sua cidade um cinema com suporte a esse tipo de projeção e assista alguma animação ou filme, usando essa nova tecnologia. Garanto que será uma agradável experiência, principalmente para quem entende como esse tipo de material é produzido!

Só para reforçar a enquete do blog pode ser votada quantas vezes quiserem e em quantos quiserem, ok?
^^

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Clássicos em CG



A ordem natural dos contos de fadas é interrompida em SHREK 2, que apresenta Shrek, o Burro e a Princesa Fiona, respectivamente, nas vozes de seus inseparáveis e extraordinários intérpretes Mike Myers (AUSTIN POWERS 000 - UM AGENTE NADA DISCRETO, AUSTIN POWERS - O AGENTE "BOND" CAMA, QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR, QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR 2, UMA NOIVA E TANTO, STUDIO 54), Eddie Murphy (O PROFESSOR ALOPRADO, O PROFESSOR ALOPRADO 2: A FAMÍLIA KLUMP, OS PICARETAS, ATÉ QUE A FUGA OS SEPARE, UM TIRA DA PESADA, 48 HORAS, TROCANDO AS BOLAS, UM VAMPIRO NO BROOKLYN, DR. DOLITTLE) e Cameron Diaz (QUERO SER JOHN MALKOVICH, O MÁSKARA, AS PANTERAS, QUEM VAI FICAR COM MARY?, POR UMA VIDA MENOS ORDINÁRIA, UMA LOUCURA DE CASAMENTO), num redemoinho de novas aventuras ao lado de outros queridos personagens das histórias infantis. A comédia animada por computação SHREK estreou em 2001 como um enorme sucesso de bilheteria mundial e foi muito elogiada pela crítica, culminando num Oscar, o primeiro recebido na nova categoria de Melhor Filme de Animação. Sua seqüência logo começou a ser feita, mas com a proposta de ter uma boa história, como atesta o Produtor Aron Warner (SHREK, TITANIC, INDEPENDENCE DAY, TEMPESTADE DE GELO, AS BRUXAS DE SALEM, ALIEN - A RESSURREIÇÃO, VOLCANO, A FÚRIA): "Queríamos que SHREK 2 tivesse coisas para dizer, da mesma forma que o primeiro filme. Queríamos revisitar aquele mundo, mas de um jeito novo e capaz de emocionar e divertir tanto quanto o original".

Trailer Shrek 2

O Roteirista e Diretor Andrew Adamson (SHREK) observa: "Quando o Produtor Executivo Jeffrey Katzenberg (SHREK, A FUGA DAS GALINHAS, O PRÍNCIPE DO EGITO, O CAMINHO PARA EL DORADO, O REI LEÃO) me falou de uma seqüência, percebi que já havíamos criado todos os instrumentos para uma nova história. Comecei a pensar no que acontece depois do casamento, a trabalhar a idéia de que você não casa só com o seu cônjuge, mas com toda a família dele". Andrew Adamson continua: "Todos nós sabemos que Fiona esperava encontrar o seu Príncipe Encantado e 'viver feliz para sempre', e seus pais também. E o fato de ela aparecer com um ogro, e como uma ogro, é algo muito chocante". A Diretora Kelly Asbury (SHREK, A FUGA DAS GALINHAS, O PRÍNCIPE DO EGITO, SPIRIT - O CORCEL INDOMÁVEL) acrescenta: "SHREK 2 explora o que acontece quando o equilíbrio natural dos contos de fadas é perturbado. Os pais de Fiona trancaram-na numa torre esperando que um belo príncipe a salvasse e quebrasse o encanto que a transformava em ogro ao pôr-do-sol. Eles esperavam que tudo acontecesse como o planejado e não contavam com um ogro chamado Shrek aparecendo e desfazendo o feitiço ao contrário - agora a filha deles é ogro de dia e de noite, porque o rumo das coisas foi um pouco alterado".

Abertura do filme

SHREK provocou muitas risadas ao satirizar alguns dos nossos conhecidos personagens de contos de fadas e esta seqüência não faz por menos, tendo como alvo as convenções dessas histórias, bem como alguns movimentos familiares do cinema. Conrad Vernon, que faz a sua estréia de direção em SHREK 2, diz que os cineastas se divertiram muito procurando personagens para realizar sátiras: "Há muitos deles e grande parte não é muito conhecida. Preferimos os mais populares e procuramos novas formas de apresentá-los". Para o mundo não-convencional dos contos de fadas, eles decidiram transformar o Gato de Botas num personagem latino e, para tal, só tinham um ator em mente: Antonio Banderas (EVITA, A MÁSCARA DO ZORRO, O MATADOR, MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS, OS REIS DO MAMBO, FILADÉLFIA, A CASA DOS ESPÍRITOS, ENTREVISTA COM O VAMPIRO, ASSASSINOS). O Diretor Conrad Vernon conta: "Antonio deu ao Gato uma personalidade de Zorro multiplicada por 10! Ele praticamente subiu nas paredes do estúdio de gravação enquanto chicoteava, assobiava, cuspia e marcava o seu território. Foi incrível, porque achávamos ter extrapolado com o personagem, mas Antonio levou-o ao nível seguinte". Outros personagens que cresceram com a interpretação de seus atores foram os do Rei Harold, na voz de John Cleese (FEROCIDADE MÁXIMA, PERDIDOS EM NOVA YORK, UM PEIXE CHAMADO WANDA, A VIDA DE BRIAN, 007 - O MUNDO NÃO É O BASTANTE, AS PANTERAS DETONANDO, HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA), e a Rainha Lillian, na voz de Julie Andrews (A NOVIÇA REBELDE, MARY POPPINS, VICTOR OU VICTORIA, S.O.B., MULHER NOTA 10, CORTINA RASGADA, O HOMEM QUE AMAVA AS MULHERES). "Andrews e Cleese deram uma dimensão real ao relacionamento entre o rei e a rainha", diz Conrad Vernon. Jennifer Saunders (SONHOS DE UMA NOITE DE INVERNO) faz a voz de uma Fada Madrinha bem atípica. Ela aparece no filme dentro de uma bolha e acompanhada de uma canção, mas é uma espécie de celebridade do showbiz empenhada em fazer com que o seu filho se case com Fiona para governar o reino de Tão Tão Distante. O Príncipe Encantado, interpretado por Rupert Everett (O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO, SHAKESPEARE APAIXONADO, SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, NEM FREUD EXPLICA…, DANÇANDO COM UM ESTRANHO, UMA ESTRANHA PASSAGEM EM VENEZA, O MARIDO IDEAL, AS LOUCURAS DO REI GEORGE, SOBROU PRA VOCÊ), diz que seu personagem é um rapaz mimado, egoísta e filhinho da mamãe: "Ele se acha lindo, sexy, atlético e corajoso. Só pensa na aparência e em produtos de cabelo. O tipo de pessoa que não pode ser recusado por ninguém". O elenco de vozes inclui ainda Larry King como a Irmã Feia (o jornalista Pedro Bial faz a voz na versão dublada), e Joan Rivers, que anuncia a chegada de celebridades no tapete vermelho do baile real, como A Bela Adormecida, O Pequeno Polegar, Tumbelina, João e Maria, Homem-Biscoito, Pinóquio e Os Três Porquinhos, entre outros.

Final do Filme

Muito do que é visto em SHREK 2 não poderia ser obtido com as mesmas ferramentas consideradas "de última geração" à época do lançamento de SHREK. O Supervisor de Efeitos Visuais Ken Bielenberg (SHREK, FORMIGUINHAZ, OS ANJOS ENTRAM EM CAMPO, ERASER - QUEIMA DE ARQUIVO, MORRENDO & APRENDENDO) revela: "Tentamos apresentar algo totalmente novo para o público". Mais uma vez, a Hewlett Packard (HP) tornou possível inovar no campo da animação por computadores. Esta nova produção utilizou mais de 300 estações, dando aos artistas controle interativo sem precedentes e muita flexibilidade. As duas inovações tecnológicas mais importantes estão relacionadas à luz: o bounce shader, uma forma de iluminação global, e o subsurface scattering, que emprestou uma translucidez natural à pele dos personagens. O Desenhista de Produção Guillaume Aretos (SHREK, FORMIGUINHAZ, DO FUNDO DO MAR) e o Diretor de Arte Steve Pilcher criaram Tão Tão Distante no estilo medieval que todos esperamos encontrar num livro de histórias desse gênero, mas com um senso de humor contemporâneo. "Fizemos o máximo que pudemos para criar essa mistura", conta Guillaume Aretos. O Diretor e Roteirista Andrew Adamson observa: "Queríamos que Tão Tão Distante fosse o oposto do Shrek - totalmente sem consciência da imagem. Ele gosta de viver do seu jeito e fazer as coisas que gosta… E Beverly Hills é a síntese da consciência da imagem, do status e da riqueza - tudo o que Shrek não é. Achamos que seria divertido colocá-lo num ambiente totalmente oposto ao seu mundo. Hollywood, a capital glamourosa do mundo dos contos de fadas, onde estão os castelos de Cinderela, Branca de Neve e Rapunzel. Fiona está feliz de voltar para casa, o Burro está animadíssimo e Shrek não se sente nada à vontade fora do seu pântano". O Produtor Aron Warner conclui: "No primeiro filme, Shrek aprendeu a gostar de si e, em SHREK 2, ele aprende a amar outra pessoa. E é preciso aprender isso quando amamos alguém. Às vezes, temos que abrir mão de muito mais do que recebemos". Andrew Adamson acrescenta: "O filme fala sobre ser forte o bastante para ignorar o julgamento dos outros e ser capaz de definir o seu próprio 'final feliz'. É isso o que realmente espero que as pessoas apreendam: o sentimento de independência e a liberdade de criar a sua própria felicidade… com muitas risadas".


Já tem outra enquete sobre qual será o próximo clássico em CG. Espero que votem!

^^