terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Computação Gráfica

A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas. Desde a própria informática ao produzir interfaces gráficas para software sistemas operacionais e sites na internet, quanto para produzir animações e jogos.

Origem e Desenvolvimento

A computação gráfica surge da necessidade humana para visualização de dados. Um dos aspectos mais importantes está no desenvolvimento dos dispositivos de interação humana (monitores, mouse e teclados).


Imagem criada e renderizada com mental ray no Maya

Aplicações

A computação gráfica intervém em diversas áreas, tais como:

- Artes - Para expressão artística utilizando os ambientes gráfico-computacionais como meio ou fim, tais como gravura digital, arte digital, web arte.

- Design e Design de Produto - desenvolvimento gráfico dos projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes.

- Jogos - A indústria do entretenimento atualmente dá mais lucro que a cinematográfica! Jogos são a maior aplicação da computação gráfica, e a grande motivação para seu desenvolvimento.

- Cinema - para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme, e filmes de animação. Um dos primeiros filmes à utilizar efeitos em pessoas e elementos foi O Exterminador do Futuro, o primeiro filme à utilizar efeitos especiais em animais foi Jurassic Park.

- Engenharia - simulação de todas as espécies de eventos físicos, químicos dos materiais envolvidos nos projetos em elaboração.

- Geoprocessamento - Para geração de dados relacionados à cidades, regiões e países.

- Medicina - Para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som (que consegue gerar a partir deste uma imagem em 3D).

- Design Visual - para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos.

Trailer do Jogo World of Warcraft - The Burning Crusade




Trailer do filme O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes

Geração de imagens em um computador

Toda a computação gráfica é embasada em pixels que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D por modelagem tridimensional ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compreensões. Isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens atualmente são interligados por uma série de algoritmos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens. Levando em conta que a maioria de criações e edições passam por um computador para um resultado melhor ou mais atraente.
Atualmente, as ferramentas para a construção de imagens (os softwares) lidam praticamente sozinhos com toda a parte algorítmica do hardware; quanto mais específico for o resultado de uma determinada ferramenta, mais real o objeto criado será. No entanto os programas mais poderosos são bastante flexíveis em relação a isso, ou seja, é possível em muitos softwares que novas ferramentas sejam criadas por usuários que tenham um mínimo de conhecimento em programação. É possível criar verdadeiros programas dentro desses programas, como é o caso do 3D Studio Max, software para criação de imagens em 3D da Autodesk, ou do Gimp para desenhos em 2D. Desta maneira, o usuário pode tanto criar algo que seja mais próximo a seu interesse como também diminuir em muito seu tempo de trabalho.

Essa é a área em que me desenvolvo e trabalho desde já!
Aos poucos vou revelando mais coisas sobre ela e quem se interessar já procura desde agora!
Obrigado a todos e NAMASTHE!!
^^