quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tecnologia imprime realismo

Entre os variados gêneros de filmes e técnicas de filmagem, os sucessos cinematográficos da temporada de fim de ano trazem uma diversidade de entretenimento criado com a linha de softwares da empresa Autodesk, Inc. Os principais estúdios e cineastas responsáveis pelas mais recentes obras cinematográficas utilizaram as ferramentas para animação, efeitos visuais e gradação de cores para incrementar o processo criativo e ainda permitir o desenvolvimento de narrativas ainda mais sofisticadas.
O estúdio de efeitos visuais CIS Vancouver liderou os esforços para a criação dos efeitos especiais em Crepúsculo, uma história de vampiros, sucesso de bilheteria entre adolescentes. As 250 tomadas cheias de efeitos atmosféricos de Crepúsculo precisaram de muito trabalho de rotoscopia e composição para incorporar movimentos hipercinéticos de vampiros e aumentar o clima chuvoso. Na fase de pré-visualização o CIS contou com um software (Autodesk Maya) para modelagem em 3D, animação e renderização. Uma cena em especial, que se passa num estúdio de balé cheio de espelhos, gerou desafios visuais complexos, exigindo o rastreamento (tracking) de mais de meia dúzia de reflexos entre os espelhos. “Usando o software para conduzir testes preliminares de vários ângulos, fomos capazes de economizar horas da equipe de produção no set”, disse Geoffrey Hancock, supervisor de efeitos visuais da CIS. “As ferramentas permitiram que nos concentrássemos nos desafios criativos da cena e não nos desafios técnicos”, explica.

Trailer de "Crepúsculo"

A CIS também trabalhou no drama histórico A Troca. Como principal empresa de efeitos visuais, a equipe de artistas da CIS trabalhou duro num cronograma apertado para concluir o filme para sua estreia no Festival de Filmes de Cannes e, subsequentemente, para o lançamento nos cinemas. O mesmo software foi utilizado em toda a modelagem e animação do filme, além de um outro programa de efeitos visuais. O supervisor de efeitos visuais Geoffrey Hancock declarou: “A velocidade dos gráficos, a habilidade de iteração múltipla e a robustez geral do Inferno foram itens preciosos para o nosso pipeline. Os sutis efeitos visuais do filme permitem que o público seja totalmente absorvido pela trama. Nós adoramos o desafio de criar um ambiente convincente e historicamente preciso. Foi renovador criar efeitos invisíveis, não somente pelo espetáculo visual.”

Trailer de "A Troca"


Universo de animações


Em um universo animal imaginário, a animação da DreamWorks Animation gerada por computador – Madagascar 2: A Grande Escapada – também contou com o software de 3D para a criação do filme. “O programa nos dá bastante controle sobre nossas simulações de partículas. O software é completo em termos de programação e possui escalabilidade para todos os tipos de efeitos visuais, desde efeitos mais simples até os mais complexos. O Maya atende as nossas necessidades, por isso confiamos cada vez mais nesta ferramenta”, disse Scott Peterson, chefe de efeitos para Madagascar 2. A DreamWorks também recorreu ao sistema Autodesk Lustre para a gradação de cor do filme, ajustando seu visual para amplificar a aventura de uma turma inusitada de animais vinda do Zoológico de Nova York.

Trailer de "Madagascar 2"

Para o clássico cult Cidade das Sombras, o principal estúdio de efeitos visuais, Luma Pictures, utilizou o Maya em algumas soluções plug-in, incluindo o mental ray e o RealFlow. Essas ferramentas foram usadas para criar um mundo fantástico, cheio de complexos sistemas de água, cenários subterrâneos completos e uma toupeira gigante – tudo gerado por computador.
Payam Shohadai, supervisor executivo de efeitos visuais da Luma Pictures, destacou: “O Maya é a espinha dorsal de todo o nosso pipeline de efeitos visuais. Sua capacidade e flexibilidade de programação nos permitiram dar realismo à Cidade das Sombras de forma que ninguém imaginava ser possível. O Maya é verdadeiramente indispensável.”

Trailer de "Cidade das Sombras"


Video da Autodesk


Próximo post será de comentários feitos sobre o oscar 2009 (81º edição do prêmio) e ocorrerá dia 27 de Fevereiro!

Até breve!!